.As meninas

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.últimos posts colocados

. A quem atinge

. Os diferentes tipos de di...

. Tipos de dislexia

. O que é a dislexia??

. Definição do conceito de ...

. Bem-vindos

.arquivos

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.favorito

. Hei-de sobreviver...

blogs SAPO

.subscrever feeds

Domingo, 6 de Maio de 2007

A quem atinge

Segundo estatísticas a dislexia afecta cerca de 10 a 15% da população escolar e adulta. Segundo a Associação Britânica para a Dislexia cerca de 4% da população apresenta uma dislexia profunda. E mais de 6% possui uma dislexia superficial com problemas moderados.
A dislexia ocorre em pessoas de todos os estratos sociais e de todas as profissões, desde pessoas com baixo grau de escolaridade até a pessoas com graus académicos elevados. As pessoas dislexicas de todas as idades podem aprender com eficiência, mas frequentemente necessitam de o fazer de maneira diferente dos não disléxicos.
As causas da Dislexia não são ainda claras, mas os resultados são cada vez mais evidentes nas nossas salas de aula. Entretanto, não se pode chamar de «DISLEXIA» toda e qualquer «dificuldade» ligada à leitura e/ou a escrita, bem como as Dificuldades de Aprendizagem que podem ter por base problemas emocionais, algum deficit auditivo (exame do processamento auditivo central), um deficit visual (teste de ortóptica), ou uma inadaptação ao método pedagógico, e/ou ainda possíveis falhas no processo de alfabetização, causadas por má prática pedagógica, ou seja, pela má formação do professor. «É importante saber que a dislexia ocorre independente do factor socioeconómico, cultural ou intelectual». Os efeitos da dislexia vão além do seu corpo e da inteligência... Afectam sentimentos, a família, as relações de amizade, os ideais de vida... Ao sofrer constantes discriminações, as crianças disléxicas, perdem a confiança em si próprias, o que gera uma baixa auto-estima. Talvez este seja o maior e o mais comum dos problemas emocionais, que a criança disléxica enfrenta para desenvolver-se satisfatoriamente, desencadeando frustrações, preconceitos e sentimentos de incapacidade, que pode levar ainda ao surgimento de algumas «fobias» específicas. São extremamente carentes de afecto, compreensão e cuidados.

 
hoje estamos:
publicado por CarpeDiem às 19:33

link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De dora cruz a 16 de Maio de 2007 às 19:55
ola! acho que voces fizeram bem em trazer este tema, pois é um dos problemas que afecta a sociedade em geral. como dizem, ela ocorre em pessoas de todos os extratos socias e n devemos criticar ou gozar com elas, principalmente se for uma criança, pois pode fechar-se em si propria e isso pode ser prejudicial. devemos ajuda-las a ultrapassar isso.
beijinhos
De solange a 19 de Outubro de 2007 às 10:58
Olá,
Nas sessões de terapia da fala foi dedectada deslexia na minha filha de 4 anos.
Ando a procura na internet de exercícios e literatura aesse respeito. SErá que poderia me ajudar? Obrigada
solbrandao@sapo.pt
De Aprende+ a 13 de Fevereiro de 2011 às 14:31
WORKSHOP: Dislexia
Aprende+ Centro de Formação e Apoio Escolar do Montijo
Formadoras: 2 psicólogas com muita experiência no trabalho com crianças dislexicas.
PREÇO:50 euros -presencial
20 euros - à distância
Atribuição de certificado em ambas as modalidades.
aprende.mais@hotmail.com
Dr.ª Ana Santos

Comentar post