.As meninas

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.últimos posts colocados

. A quem atinge

. Os diferentes tipos de di...

. Tipos de dislexia

. O que é a dislexia??

. Definição do conceito de ...

. Bem-vindos

.arquivos

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.favorito

. Hei-de sobreviver...

blogs SAPO

.subscrever feeds

Segunda-feira, 23 de Abril de 2007

O que é a dislexia??

Durante toda a historia da educação formal, é frequente encontrar nas salas de aula, uma diversidade de crianças que não atingem os objectivos esperados, apesar do seu empenho e dos esforços do professor ou professora e trabalho da família. Estas crianças são etiquetadas constantemente como maus estudantes, pouco inteligentes, vagos, apáticos, ou simplesmente insuportáveis. No final do ano lectivo vão ficando retidos ou transitando para um ano seguinte arrastando consigo um número de problemas que não vão sendo resolvidos.
Muito se tem falado de dislexia ultimamente, ouvindo-se mencionar com frequência o termo sem que no entanto se tenha uma ideia precisa do que significa. Talvez pela pouca informação difundida, a falta de interesse ou a optimista crença de se nos encontramos fora da sua esfera, não podemos assim ocuparmo-nos do problema por desconhecimento do mesmo.
Existem diferentes teorias postuladas por neurólogos, educadores, linguistas e psicólogos descrevendo a dislexia, porem será necessário a difusão desses conhecimentos e o estudo contínuo das mesmas para poder unifica-las numa definição substancial do seu conhecimento de forma a chegar a conclusões comuns e proveitosas.


Uma definição interessante da dislexia é a de M. Thomson:

"é uma grave dificuldade com a forma escrita da linguagem, independente de qualquer causa intelectual, cultural e emocional". Caracteriza-se pelas aquisições do individuo no âmbito da leitura, da escritura e da ortografia, encontra-se muito por debaixo do nível esperado em função da sua inteligência e da sua idade cronológica. É um problema de índole cognitivo, que afecta as capacidades linguísticas associadas à modalidade escrita, particularmente a codificação visual a verbal, a memoria a curto prazo, a percepção de ordenação e de sequência.

Entre outras definições existe também a da Associação Britânica para a Dislexia:

"uma pessoa disléxica é alguém com uma incapacidade linguística específica, a qual afecta a ortografia, a leitura e outras habilidades linguísticas, caracterizando-se por uma incongruência entre o seu potencial mental e seu nível educativo, pese o ensino convencional em aula, já que não existe nenhuma alteração emocional primaria ou condição ambiental adversa."


 

 

hoje estamos:
publicado por CarpeDiem às 21:18

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Espanto a 24 de Abril de 2007 às 09:44
Olá, meninas!!!
A vossa ideia de falar da dislexia é óptima!!! Infelizmente, a dislexia ainda não é diagnosticada muito cedo ou há um estigma sobre ela. Os alunos são conotados como maus alunos, não lêem, não sabem escrever mas no fundo o problema é outro!!!
Na minha opinião, deveria haver acções de formação para professores sobre a dislexia, problemas de aprendizagem, de comportamento para todos os professores e não só para os professores de ensino especial. Eu fico horrorizada quando uma professora de Português não consegue detectar que um aluno é dislexico, para os casos de hiperactividades a maioria dos docentes não sabem o que é a relatina, e muitos, muitos, muitos casos.
Beijinhos
De CarpeDiem a 27 de Abril de 2007 às 00:06
Cara leitora do nosso blog,

tem imensa razão quando refere que e passo a citar: "Os alunos são conotados como maus alunos, não lêem, não sabem escrever mas no fundo o problema é outro!!!"

Esta é uma temática que queremos abordar no nosso blog um pouco mais adiante, após termos referido e esclarecido o que realmente é a dislexia.
Visto sermos meninas da educação e que estamos a tirar os cursos de Educação de Infância e professoras de 1º ciclo, essa é uma questão que não pode aqui deixar de faltar. A questão da socialização sobre estes alunos é um bom tema de debate...

Queremos por agora aqui deixar um obrigada pelo seu comentário e aprecio do nosso blog.
Fique bem!!

Comentar post